Opte pelo encanador para troca de torneiras
Se existe uma coisa desagradável é aquele barulho insistente e irritante de torneira pingando, principalmente durante a madrugada, logo depois que você consegue pegar no sono. De nada adiantará ir até a pia com o objetivo de estancar o problema apertando a torneira até que o pinga-pinga pare.
Quando a torneira está pingando, isso significa que ela está pedindo um reparo. O equipamento precisa apenas de um conserto simples mais conhecido como “troca da borrachinha”.
Popularmente conhecida como “borrachinha”, o item recebe o nome de Vedante e é fabricado tanto de borracha como de silicone. O acessório feito de silicone é mais durável e o mais usado atualmente.
É importante saber que nem todas as torneiras que estão no mercado fazem uso da famosa “borrachinha”. Elas se modernizaram e são chamadas de “torneiras 1/4 de volta". A torneira comum é aquela que para ser aberta até o fim é preciso dar mais de uma volta inteira. Há modelos que é necessário dar 3 voltas e 1/2.
Por outro lado, a torneira 1/4 de volta para abrir precisa de apenas um toque, pois ela conta com um reparo interno feito de cerâmica e livre da borracha.
Para realizar a troca, o primeiro passo é verificar a pia e observar quantas torneiras existem e qual é a distância entre elas. De maneira particular, podem ser duas as torneiras de banheiro e elas podem estar conectadas com o cano e assim formam uma coisa só, porém podem ser separadas. Essa informação é fundamental na hora de escolher a torneira nova.
O valor das torneiras varia. O melhor é optar por uma de qualidade, porque esse é um item que tem longa durabilidade.
Para instalar o melhor é contar com um profissional experiente como o encanador, porém nada impede que você leia as instruções que vem junto com a torneira. Atenção, pois elas poderão ser detalhadas e uteis, ou frustrantes por serem poucas. Caso prefira realizar a troca sozinho, a melhor forma é seguir as instruções dadas pelo fabricante.
A presença do encanador continua sendo a melhor opção, pois o profissional já conta com uma chave de lavatório e esse equipamento será necessário para alcançar e remover duas grandes porcas que ficam ao lado da torneira e são presas à pia.
Retire tudo o que estiver embaixo da pia e coloque bem longe, se possível até fora do banheiro. Depois, deixe o ambiente bem iluminado, pois isso facilitará não só para o encanador como para o marinheiro de primeira viagem.
Desligue o registro e as duas válvulas, girando-as como se fossem torneiras no sentido horário. Após isso, a porca que fica acima da válvula em cada um dos canos deve ser solta, a água escorre, por isso fique com um pano próximo.
Agora, as porcas grandes que são responsáveis por fazer com que a torneira fique no lugar deverão ser retiradas. É importante estar atento, pois podem haver uma, duas ou até três porcas.
Então, puxe a torneira velha com tudo o que está preso a ela para fora. Antes de colocar a torneira nova, examine a qualidade dos canos e se eles estiverem danificados, devem ser trocados imediatamente.
Limpe bem o local onde a torneira velha estava e agora é só montar a nova torneira e se livrar do pinga-pinga irritante.
Esse problema deve ser o quanto antes sanado, pois uma torneira pingando gasta por dia 46 litros de água e no mês 1380 litros. Se ele não for sanado o quanto antes, vão para o ralo o planeta e o seu dinheiro também.